Na última quarta-feira (18), muitos usuários no Brasil relataram ter acessado a rede social X, que está bloqueada no país por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, afinal, o X voltou ou não? A resposta é que o bloqueio continua em vigor, mas uma mudança operacional na rede permitiu que alguns usuários acessassem a plataforma temporariamente.
A rede social alterou seu endereço eletrônico, hospedando-o nos servidores da Cloudflare, empresa especializada em segurança digital. Isso dificultou o bloqueio, já que os mecanismos usados anteriormente pelas operadoras brasileiras não conseguiram impedir o acesso à nova estrutura de IPs. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com apoio das operadoras e da Cloudflare, identificou a falha e restabeleceu o bloqueio.
A suspensão do X foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após a plataforma descumprir decisões judiciais e não nomear um representante legal no Brasil. Embora o acesso tenha sido restabelecido por alguns usuários, a Anatel reforçou que novas tentativas de burlar a decisão judicial serão monitoradas e tratadas com rigor.