Por anos vimos Renato Portaluppi falar que o Grêmio jogava o futebol mais bonito do Brasil, mas de fato isso não era verdade. Por outro lado, o Inter de Roger Machado vem evoluindo e demonstrando um futebol enveolvente. Nesta temporada, Botafogo, Palmeiras e São Paulo não conseguem ter uma constância, já o colorado mostra um jogo leve que agrada o torcedor.
Roger foi contestado e cobrado, por muito tempo, sobre a sua maneira de trabalhar e o quanto os jogadores aguentavam a sua teoria nas palestras. Entretanto, sua forma de aplicar isso dentro de campo nunca foi questionada, pois sempre observamos um bom trabalho. Desde que chegou em Porto Alegre, o comandante consegue variar seu sistema e aproveitar atletas que vinham com um rendimento abaixo da expectativa.
A maneira que o meio de campo vem se posicionando agrada os principais críticos do país, pois é um time envolvente que tem pegada, posse e precisão na conclusão das jogadas. Ainda é cedo para dizer que hoje joga o futebol mais convincente do Brasil, mas podemos dizer que é uma das equipes mais bem treinadas do Brasileirão. As chances de ir para Libertadores cresceram e o final do ano colorado é de uma perspectiva muito boa, visando 2025.