O projeto “Em Busca dos Jardins”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, conquistou a etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis. A cerimônia de premiação ocorreu na semana passada no Museu de Arte do Rio de Janeiro, promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana.
Com esta vitória, o projeto da EMEF Saint Hilaire está agora classificado para a fase internacional da competição, que será realizada em Bogotá, na Colômbia, no próximo mês de novembro.
O “Em Busca dos Jardins” é uma iniciativa liderada pelo Coletivo de Mediadoras de Leitura Luísa Marques, composto por estudantes da escola. O projeto tem como objetivo principal projetar o futuro e destacar o papel crucial da escola na promoção e implementação de políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade de gênero, que afeta significativamente o processo educativo.
Entre as ações práticas do projeto estão as contações de histórias, com foco na literatura indígena, negra e afetiva, como uma forma de combater a violência de gênero. Além disso, as alunas realizam atividades de conscientização sobre a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, questões relacionadas ao trabalho de cuidado, saúde mental e dignidade menstrual.
A participação e o sucesso do projeto “Em Busca dos Jardins” na competição nacional evidenciam o compromisso da Escola Saint Hilaire com a educação sustentável e a justiça social. A comunidade escolar aguarda com expectativa a próxima etapa da premiação internacional, na esperança de mais reconhecimento e avanço na luta por igualdade e sustentabilidade.