
A partir do dia 15 de julho, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a realizar o processamento de passageiros e controle de segurança no Terminal de Passageiros (TPS). Esta mudança faz parte dos esforços da Fraport Brasil para retomar as operações normais no aeroporto, após a transferência temporária do embarque e desembarque para o ParkShopping Canoas devido a uma enchente.
Novidades na Operação
Os pousos e decolagens continuarão ocorrendo na Base Aérea de Canoas. No entanto, a Fraport adaptou parte do TPS (piso 2 e 3) que não foi afetada pela enchente para agilizar os procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança.
Estrutura Adaptada
O Terminal de Passageiros está passando por reformas, e a área internacional foi adaptada para o check-in e embarque durante esta operação temporária. O acesso ao TPS será feito pela rampa externa que leva ao piso 2, com ingresso apenas pelas portas 5 e 6. O check-in e despacho de bagagem ocorrerão na área internacional, enquanto a inspeção de segurança será realizada no piso 3.
Funcionamento e Horários
O terminal funcionará das 6h às 21h. Os passageiros devem se apresentar no aeroporto com três horas de antecedência. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes do voo, e após esse período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Transporte e Serviços Disponíveis
Os passageiros que desembarcarem na Base Aérea de Canoas serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde retirarão suas bagagens. O Estacionamento 2 estará disponível para carros e motos, com tarifas especiais. Além disso, serviços de transporte turístico e locadoras de veículos estarão à disposição dos passageiros.
Alimentação
Algumas opções de alimentação estarão disponíveis para atender a demanda dos passageiros, como Casa Café, Bella Gula, Hudson e Snoopy Café.
Testes e Resultados
Foram realizados testes com ônibus no trajeto aeroporto-Base Aérea, e nenhuma alteração relevante de horário foi constatada. O tempo médio de viagem permaneceu o mesmo da operação realizada no shopping.
Essa mudança visa melhorar a experiência dos passageiros e garantir mais eficiência e agilidade nos processos de embarque e desembarque.