Sábado, 20 de julho de 2024

Porto Alegre registra 8.894 casos de dengue em 2024, com 9 óbitos

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, contabiliza 8.894 casos confirmados de dengue em 2024 até 29 de junho, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Deste total, 8.369 infecções ocorreram na própria cidade, 330 são casos importados e 195 têm local de infecção indeterminado.

O número de ocorrências suspeitas de dengue notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS chega a 35.106. Os dados foram atualizados em 1º de julho e estão sujeitos à revisão, de acordo com o boletim epidemiológico disponível no site oficial da prefeitura de Porto Alegre.

Aumento de Casos de Dengue nas Últimas Semanas

Nas últimas duas semanas, foram confirmados 208 novos casos de dengue em Porto Alegre. Até o momento, a capital registrou nove óbitos causados pela doença entre os moradores. Comparado ao boletim de 25 de junho, houve um aumento no número de bairros afetados e na incidência de novos casos. Este ano, todos os bairros de Porto Alegre já registraram casos de dengue.

Faixa Etária e Sintomas da Dengue

A faixa etária mais afetada pela dengue é a de 21 a 30 anos, representando 18,5% dos casos confirmados. A maioria dos pacientes é do sexo feminino, totalizando 53,2%. Os principais sintomas relatados incluem febre, cefaleia e mialgia.

Plano de Contingência da Dengue

O Boletim Epidemiológico é uma publicação regular prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Para mais informações e para acessar o boletim completo, visite o site da prefeitura.

Giovani de Oliveira

Giovani de Oliveira

Sou um cara de Porto Alegre! Colorado, acredito no Jornalismo e no Movimento Escoteiro como ferramentas para deixar o mundo um pouco melhor do que eu encontrei. Gosto de fazer entrevistas e tecer comentários aleatórios sobra a vida, o universo e tudo mais.