Sábado, 20 de julho de 2024

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

Foto: FIFA/Divulgação

Foi no dia 19 de novembro de 1969 representou um marco na história do futebol. Em um Maracanã com 65 mil pessoas, Pelé recebeu de Clodoaldo e foi derrubado na área. Pênalti. Andrada era o goleiro do Vasco. O rei correu para a bola, bateu e fez o gol do Santos. O Milésimo Gol da carreira do Maior de Todos.

Cercado por repórteres após o feito histórico, Pelé fez um apelo. “Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado”, pediu.

A partir desta terça-feira (2), a data daquele Vasco x Santos será sempre lembrada. Foi sancionada a Lei 14.909, que institui o Dia do Rei Pelé, que será celebrado anualmente no dia 19 de novembro.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, o reconhecimento é fruto da brilhante carreira do Rei.

“O Rei do Futebol, nosso eterno Pelé, recebeu justa homenagem por tudo o que fez pelo Brasil. O dia 19 de novembro será uma data para todos celebrarmos a memória e o legado do maior jogador de futebol da história”, comemorou.

A norma é resultado do Projeto de Lei 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, e aprovada em maio pela Comissão de Esporte do Senado (CEsp).