Domingo, 16 de junho de 2024

Fraport não garante prazo para reabertura do Aeroporto Salgado Filho

A Fraport ainda não estabelece um prazo para a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho. No entanto, existe uma expectativa, caso as avaliações sejam positivas, de que o serviço retorne em dezembro. Na manhã desta segunda-feira (03), executivos da concessionária estiveram em uma reunião com as presenças de Paulo Pimenta, Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Tiago Pereira, Diretor Presidente da Anac, Tomé Franca, Secretário Nacional da Aviação Civil, Frederico Antunes, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, Pedro Capeluppi, secretário da reconstrução gaúcha.

No encontro, foram apresentados os detalhes sobre a situação do aeroporto e os próximos passos para a reconstrução. Também nesta segunda foi iniciado o processo de limpeza da pista de pousos e decolagens. De acordo com a Fraport, o trabalho passa por uma ampla varredura em toda a extensão das pistas, taxiways e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos.

Também começaram os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo, desde a compactação até a pavimentação, para que tecnicamente seja possível afirmar os impactos causados pelo acúmulo de água durante as últimas semanas.

Dependendo das condições climáticas, a concessionária espera ter um diagnóstico da pista em julho. A empresa também explica que ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados.

Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, avalia a reunião e vistoria de hoje como positiva para os próximos passos: “estamos atuando junto ao Governo Federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano”.