Domingo, 16 de junho de 2024

Teleconsultas crescem 200% no Hospital de Clínicas de Porto Alegre durante as enchentes

As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul resultaram em um aumento das teleconsultas por pacientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. De acordo com a administração, houve um crescimento de 200%, garantindo o atendimento de mais de quatro mil pacientes nos ambulatórios  desde o dia 2 de maios.

Ainda conforme o Hospital, entre os dias 2 e 15 de maio, 10.239 consultas agendadas presenciais deixaram de ser realizadas. O número poderia ser ainda maior, mas a organização para realizar teleconsultas permitiu que ocorressem 4.155 atendimentos remotos só neste período, 28% mais do que durante todo o mês de abril. A média de teleconsultas diárias passou de 150 para 450.

Com a necessidade de economizar água, as dificuldades no transporte para receber insumos e dos funcionários para chegar ao hospital, as consultas não eletivas de vários pacientes precisaram ser canceladas. Em razão disso, a parcela de participação da telemedicina no total de consultas realizadas diariamente chegou a ultrapassar 60% nos dias da enchente.

As consultas remotas podem ser realizada por meio do aplicativo Meu Clínicas, sem necessidade de utilização de qualquer outro aplicativo. O paciente pode anexar exames ou outros documentos que deseja compartilhar com o médico. Já os profissionais podem utilizar as mesmas telas que são acessadas presencialmente.

“A teleconsulta minimiza o impacto da dificuldade de acesso dos pacientes, garantindo a continuidade do tratamento de saúde”, afirma a assessora adjunta da Diretoria Administrativa do HCPA, Caroline Dalla Pozza.