Domingo, 16 de junho de 2024

Canoas começa a instalação de bombas para a retirada de águas do lado oeste da cidade

Com a diminuição do nível dos rios, a Prefeitura de Canoas informou que deu início à instalação de bombas nas regiões dos diques do Mathias Velho e do Rio Branco, para retirar a água dos bairros do lado oeste da cidade. A operação já ativou as primeiras unidades na noite de quarta-feira (15) e tem o objetivo de instalar mais de 40 equipamentos de bombeamento nos diques.

Conforme o município, as bombas ficarão em operação 24 horas e são provenientes de parcerias com o empresariado local e também com o poder público de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Argentina.

“Só foi possível começar agora, porque era necessário que o nível da água dos rios descesse o suficiente para que o bombeamento pudesse ser efetivo. Como o Guaíba começou a baixar, iniciamos esse trabalho de instalação de bombas e gradativamente vamos seguir as instalações nos diques do Mathias Velho e do Rio Branco. Desde o primeiro momento, o prefeito Jairo Jorge determinou que a gente dê atenção integral a essa demanda do escoamento da água de todo o lado Oeste da cidade”, explicou o secretário de Obras, Guido Bamberg.

O secretário informou ainda que parte dos equipamentos que estavam em uso para bombeamento no bairro Niterói deve ser deslocado para o dique do Rio Branco nas próximas horas. De acordo com Bamberg, serão mais de R$ 200 milhões em investimentos para a recuperação das casas de bombas, a reconstrução dos trechos rompidos dos diques e a instalação de equipamentos móveis de bombeamento.