Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Melo pede que população racione água em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre fez um pedido para que a população racione água. Com a elevação do Guaíba, quatro das seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgoto estão inoperantes. O prefeito Sebastião Melo também fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa e ajudem com doações, principalmente de colchões.

“Estamos focados em acolher as pessoas, salvar vidas. Vamos recuperar a cidade porque temos união de esforços. Estamos com força total de equipes próprias e parceiros atendendo à população’’, afirmou o prefeito.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Mauricio Loss, a situação mais grave é na Ilha da Pintada, onde parte da estrutura da estação foi arrastada e precisará ser reconstruída. “Não medimos esforços para recuperar as estações. Depois que as águas baixarem será necessário avaliar os danos físicos e elétricos’’, afirma o diretor.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também informou que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta segunda-feira, 6, e terça-feira, 7. Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.