Terça-feira, 21 de maio de 2024

“Procure abrigo e saia de casa imediatamente”, Defesa Civil emite alerta para moradores de áreas de encostas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou um alerta pedindo para que moradores de áreas de encostas ou declives acentuados deixem suas casas imediatamente. O aviso foi divulgado nas redes sociais da entidade e também repassado para a imprensa no início da tarde desta quarta-feira (1º).

O texto orienta para que os moradores de locais com essas característica, especialmente nas regiões da Serra e do Vale do Taquari, procurem locais alternativos ou acionem a Defesa Civil do município.

Confira a nota na íntegra:

Atenção: se você mora em áreas de encostas ou em locais com declive acentuado, procure abrigo e saia de casa imediatamente.

O solo encharcado em razão das chuvas dos últimos dias e a continuidade dos temporais estão favorecendo a condição para a ocorrência de deslizamentos de terra.

Esse alerta deve ser priorizado para moradores da região da Serra e Vale do Taquari, onde esse tipo de ocorrência já foi registrado, inclusive com vítimas fatais.

Procure locais alternativos ou acione a Defesa Civil do seu município para saber quais os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras da sua cidade.

Em caso de emergência, acione as forças de resposta: Brigada Militar no 190, ou Corpo de Bombeiros Militar no 193.