Terça-feira, 21 de maio de 2024

Defesa Civil Estadual alerta para a necessidade de retirada da população em área de risco

A Defesa Civil Estadual informou que já alertou municípios que correm risco de inundações significativas para a elaboração de planos de contingência. Entre as medidas, foi recomendado o planejamento de rotas de fugas para a retirada de pessoas das áreas de risco e o encaminhamento delas para abrigos público.

Também foram divulgadas as situações das bacias hidrográficas:

  • Vale do Caí

O nível de inundação já está crítico. As pessoas que moram em áreas de risco devem procurar as Prefeitura de seus municípios para que sejam orientadas a buscarem abrigos.

  • Vale do Taquari 

Duas regiões causam preocupação. A partir de Estrela, a situação está crítica e já há cota de inundação. Em Encantado, há cota de alerta. As populações ribeirinhas devem contatar a Defesa Civil do município para que sejam orientadas e encaminhadas a abrigos públicos.

  • Vale do Rio Pardo

Os municípios que possuem rios que compõem essa bacia devem ficar em estado de atenção, pois eles continuarão recebendo elevados volumes. Por isso, devem adotar medidas de prevenção, especialmente para os moradores de áreas ribeirinhas.

  • Região Central

É preciso que se dê atenção especial aos rios pequenos, córregos e arroios, tendo em vista que foi a região que recebeu o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas. As pessoas que moram em áreas próximas aos cursos de água devem contatar a Defesa Civil do município para que sejam orientadas e encaminhadas para abrigos públicos.

  • Região da bacia do Rio Jacuí

No Alto Jacuí (em Espumoso, na região da barragem de Passo Real e em Salto do Jacuí) e no Baixo Jacuí (a partir de Dona Francisca), o nível das águas estará alto, acima da cota de inundação, a partir de quarta-feira (1º/5). Por isso, as pessoas dessas regiões devem procurar a Defesa Civil dos municípios para que sejam orientadas e encaminhadas para abrigos públicos.

Na sequência, a partir da noite de quarta-feira, os municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo já poderão ser afetados pelo aumento significativo dos níveis dos rios. Os municípios de Charqueadas, Eldorado do Sul e as ilhas de Porto Alegre poderão verificar o aumento mais significativo dos níveis a partir de quinta-feira (2/5).

  • Vale do Sinos

Apesar de apresentar uma elevação mais lenta, os municípios cujos rios pertencem a essa bacia devem começar a visualizar elevação mais significativa do volume das águas a partir de quarta-feira. As pessoas que moram em áreas próximas a esses cursos de água devem contatar a Defesa Civil do município para que sejam orientadas e encaminhadas para abrigos públicos.

  • Outras regiões 

Devido à persistência dos volumes, as regiões do rio Quaraí, em Quaraí, do rio Ibirapuitã, em Alegrete, e dos rios da bacia do Ibicuí também demandam maior atenção, devido à previsão de chuvas para os próximos dias.