Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Uma noite mágica

Nem o gaúcho mais otimista ontem acreditava na vitória das três equipes do RS na mesma rodada pelo Campeonato Brasileiro. O fato que vimos não ocorria desde 2007 e 17 anos depois conseguimos novamente estabelecer este feito, porém contra adversários muito mais qualificados do que naquela época.

O colorado mostrou o seu tamanho e que em 2024 entrou na competição para querer vencer e tem feito isso rodada após rodada. Encarou um Palmeiras de igual para igual, mesmo tendo uma série de desfalques. A partida mostrou a força do elenco e principalmente a leitura de jogo do técnico Eduardo Coudet, o qual não teve medo de jogar em SP e foi para cima do atual campeão brasileiro.

Na papada o Juventude manteve a invencibilidade diante do Corinthians, atingindo oito partidas seguidas, em casa, sem perder para os paulistas. Roger Machado e companhia chegaram aos tão sonhados quatro pontos em duas rodadas e colocam o alviverde entre os primeiros colocados do Campeonato. Ainda é cedo para dizer que vão permanecer por ali, mas demonstra a competitividade do clube nesta temporada, na qual chegou na final do Estadual e está na 3ª fase da Copa do Brasil.

O tricolor superou o frio, a crise técnica e principalmente a bronca do seu torcedor. Foi com um time diferente, com JP Galvão lá na frente e mudanças pontuais no seu sistema defensivo. Por outro lado, mesmo sob desconfiança do público presente na Arena, Cristaldo assumiu, mais uma vez, o protagonismo e mostrou a importância de ser participativo durante os 90min. O camisa dez tricolor vem evoluindo a cada jogo e mostrando a sua importância para o esquema tático de Renato.

Foi uma noite mágica no nosso Estado, pois encaramos três adversários duríssimos e mesmo assim conseguimos combatê-los. O colorado mostrou que pode sim brigar pelo título; O Grêmio provou que Renato ainda tem suas cartas na manga para surpreender até mesmo quando nem o próprio torcedor acredita; e o Juventude acredita no poder do seu elenco e da competitividade que o grupo vem tendo nessa temporada. Não dá para cravar que os gaúchos irão encantar o Brasil, mas podemos dizer que estamos muito bem representados no Brasileirão.