Terça-feira, 21 de maio de 2024

Tempestade geomagnética atingirá a Terra nesta segunda-feira

O Centro para Previsão do Tempo Espacial emitiu um alerta para a tempestade geomagnética que atingirá a Terra nesta segunda-feira, 25. As massas podem causar interrupção em transmissões de rádio de alta frequência, mas não devem causar transtornos maiores.

De acordo com o órgão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês), as massas de intensidade moderada atingiriam o planeta no domingo e, na segunda, chegariam as de intensidade forte. Além das interrupções da conexão por rádio, utilizadas por aeronaves, por exemplo, não devem haver transtornos maiores, em especial porque elas possuem outras vias de se comunicar com suas torres de comando.

Uma segunda consequência possível é mais animadora, mais possível apenas para os moradores das altas latitudes. Para quem vive próximo aos polos e tiver a sorte de uma noite de céu limpo, pode ser possível ver auroras particularmente brilhantes.
Essas tempestades geomagnéticas são causadas pelas chamadas ejeções de massa coronal, grandes erupções de gás ionizado na coroa solar, a parte mais externa do astro. Esses eventos produzem os ventos solares que, quando atingem a Terra, interagem com o campo magnético, interferindo nas comunicações.