
A cidade de Porto Alegre amanheceu de luto nesta quinta-feira, 31 de julho. O prefeito Sebastião Melo decretou luto oficial de três dias em memória do ex-prefeito Guilherme Socias Villela, falecido na mesma data aos 90 anos. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (Dopa).
“Recebemos com enorme tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Guilherme Socias Villela, gestor exemplar que deixou um legado de desenvolvimento urbano, ambiental e social em Porto Alegre. Não por acaso, nossa sede administrativa recebeu o nome dele ainda em vida, como homenagem ao seu trabalho pela cidade. Desejamos força para a nossa colega Ana Pellini, secretária da Fazenda, sua esposa, aos demais familiares e a todos os admiradores do grande Villela neste momento de dor”, declarou o prefeito Melo.
Legado marcante
Nascido em Uruguaiana, o economista Guilherme Socias Villela formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Porto Alegre entre os anos de 1975 e 1983, período em que implementou projetos inovadores que transformaram a paisagem urbana e cultural da cidade.
Durante sua gestão, foram criados o Parque Marinha do Brasil, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Brique da Redenção e o Centro Municipal de Cultura — que abriga o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, o Atelier Livre e a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Villela também foi responsável pela criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma das primeiras do país em âmbito municipal.
Em 2023, a Prefeitura de Porto Alegre prestou homenagem ao ex-prefeito ao nomear a sede do Executivo como Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela.
A Prefeitura de Porto Alegre se solidariza com os familiares, amigos e admiradores e reconhece, com respeito e gratidão, a trajetória de um homem público que dedicou sua vida ao desenvolvimento da capital gaúcha.
