Terremoto de magnitude 8,7 atinge costa da Rússia e gera alerta de tsunami

 

Tremor foi sentido próximo à Península de Kamtchatka; Japão, Canadá e EUA também estão em alerta

Um terremoto de magnitude 8,7 foi registrado na costa leste da Rússia, na manhã desta terça-feira (29), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor teve epicentro no mar, a cerca de 125 km da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, no extremo leste do país, e foi registrado a uma profundidade de 19,3 km — considerada rasa, o que aumenta o risco de formação de tsunamis.

Alerta de tsunami

Autoridades emitiram alerta para ondas de até 4 metros, que já atingiram partes da Península de Kamtchatka, segundo o governo russo. O USGS também alertou para “ondas perigosas” ao longo de regiões costeiras da Rússia, Japão, Alasca, Havaí, Canadá e costa oeste dos Estados Unidos.

O Japão prevê ondas de até 3 metros em sua costa leste e emitiu alertas de emergência, orientando a população a se afastar imediatamente das áreas costeiras.

Em território russo, moradores da cidade de Severo-Kurilsk, ao sul da península, estão sendo evacuados. A medida foi confirmada pelo governador de Sakhalin, Valery Limarenko. Já o governador regional de Kamtchatka, Vladimir Solodov, declarou que este é o terremoto mais forte registrado na região em décadas. Até o momento, não há relatos de feridos, apenas danos materiais.

Região de risco

A Península de Kamtchatka está localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das zonas de maior atividade sísmica e vulcânica do planeta. Por sua localização geológica, tremores de grande magnitude não são incomuns, embora raramente atinjam esse nível de intensidade.

Entenda a magnitude

De acordo com a Universidade Michigan Tech, terremotos de magnitude igual ou superior a 8,0 são classificados como extremamente fortes e têm potencial para destruir completamente comunidades próximas ao epicentro.

Situação em monitoramento

Equipes de emergência e agências internacionais seguem monitorando a situação e atualizando os avisos de risco em tempo real. A recomendação das autoridades em todas as regiões sob alerta é de evacuação imediata das áreas costeiras e acompanhamento dos comunicados oficiais.

 

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope