
Celme é a nova denominação da Farmácia de Medicamentos Especiais. Desde o último dia 12, o local funciona na avenida Azenha, 295, das 8h às 17h, e não mais na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, Centro de Porto Alegre.Foto: Cristine Rochol/PMPA
A Central do Cidadão 156 completou dois anos de funcionamento consolidando-se como o principal elo entre os moradores de Porto Alegre e a administração municipal. Criada para facilitar o acesso da população aos serviços públicos, a plataforma reúne canais integrados de atendimento, permitindo o registro de solicitações, denúncias, reclamações e acompanhamentos de forma simples, ágil e transparente.
Somente em 2025, foram contabilizadas mais de 2,6 milhões de interações, número 29% superior ao registrado no ano anterior. O crescimento reflete a ampliação do uso das ferramentas digitais e a confiança dos cidadãos no sistema, que passou a concentrar 73% dos atendimentos em plataformas online, com destaque para o WhatsApp 156, responsável por cerca de 1,5 milhão de contatos ao longo do ano.
Atualmente, a população pode acessar os serviços da Central por telefone, aplicativo, site, WhatsApp ou e-mail, com todas as demandas registradas em um único sistema. Esse modelo garante mais eficiência no encaminhamento das solicitações e maior transparência no acompanhamento das respostas por parte do poder público.
Operada pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, a Central do Cidadão 156 conecta secretarias, órgãos municipais e empresas públicas, funcionando como um sistema integrado de gestão do atendimento. O projeto é considerado referência nacional em inovação no setor público e resulta do trabalho conjunto de servidores, equipes técnicas, parceiros tecnológicos e da Procempa.
Para a secretária municipal de Transparência e Controladoria, Mônica Leal, a consolidação da Central reafirma o compromisso da gestão em ouvir a população e aprimorar continuamente os serviços públicos. Segundo ela, investir em tecnologia, integração e qualificação do atendimento é fundamental para fortalecer a transparência e tornar Porto Alegre uma cidade cada vez mais conectada às necessidades dos cidadãos.
