Bolsonaro recebe alta médica e retorna à custódia da Polícia Federal em Brasília

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar no fim da tarde desta quinta-feira (1º) e retornou à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde permanece preso desde novembro. A saída do Hospital DF Star, na Asa Sul, ocorreu por volta das 18h40, sob escolta policial, em um comboio com batedores da Polícia Militar do Distrito Federal e veículos descaracterizados.

Bolsonaro estava internado desde o dia 24, quando foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. Durante a permanência no hospital, a equipe médica avaliou ainda um quadro persistente de soluços, que levou à realização de exames complementares. Na quarta-feira (31), o ex-presidente passou por uma endoscopia, que identificou a continuidade de esofagite e gastrite.

Segundo os médicos responsáveis pelo acompanhamento clínico, houve melhora no quadro geral de saúde, especialmente na crise de soluços, o que permitiu a liberação hospitalar conforme o planejamento estabelecido, desde que não surgissem novas intercorrências.

Com a alta, Bolsonaro voltou à custódia da Polícia Federal, onde cumpre pena após condenação de 27 anos e três meses de prisão relacionada à trama golpista. Ainda nesta quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou um pedido da defesa que solicitava a conversão da prisão em domiciliar, sob alegação de motivos humanitários.

Na decisão, Moraes afirmou que a defesa não apresentou fatos novos capazes de justificar a mudança do regime de cumprimento da pena. O ministro ressaltou que permanecem asseguradas todas as condições necessárias para o acompanhamento médico do ex-presidente, incluindo acesso integral a profissionais de saúde, medicamentos, fisioterapia e a possibilidade de receber alimentação preparada por familiares.