
A Prefeitura de Porto Alegre iniciou, nesta segunda-feira (8), uma série de melhorias no Parque Farroupilha (Redenção). As intervenções, coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), têm como objetivo qualificar a infraestrutura do espaço e reforçar a segurança para frequentadores e trabalhadores.
Nesta primeira fase, a sede administrativa do parque será cercada e terá seu sistema de alarme reativado. A secretaria também estuda a contratação de um guarda noturno para ampliar a vigilância no local.
Os três playgrounds revitalizados em fevereiro de 2024 passarão por manutenção e nova pintura, assim como o cachorródromo. Bebedouros com peças danificadas serão reparados e lixeiras quebradas, substituídas. O Recanto Solar, área interna do parque, também entrará em processo de revitalização.
A previsão é de que todas as melhorias sejam concluídas até janeiro de 2026. A população pode colaborar informando ocorrências e solicitando serviços por meio da Central do Cidadão (aplicativo 156). “A Redenção é um dos nossos principais cartões-postais e merece toda a nossa atenção”, afirmou o secretário Vitorino Baseggio.
Nas próximas semanas, a concessionária IPSul vai intensificar as rondas de manutenção da iluminação do parque, especialmente em pontos desligados. Após registro via aplicativo Ilumina POA, Central do Cidadão ou site da empresa, o prazo para atendimento é de até 12 horas.
A modernização da iluminação do Farroupilha faz parte do programa iniciado em 2023, que já substituiu 1.046 pontos de luz e mais de 300 postes de ferro por modelos de fibra, mais seguros e duráveis.
