
O Botafogo fez valer o mando de campo e venceu o Grêmio por 3 a 2, neste sábado (22), no Estádio Nilton Santos, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Glorioso chegou aos 58 pontos e confirmou matematicamente sua vaga na Copa Libertadores de 2026. Ainda resta a definição se a classificação será direta para a fase de grupos ou via etapa preliminar.
A partida começou intensa, e o Botafogo abriu rapidamente 2 a 0 com gols de Cuiabano, aos 14 minutos, e Artur, aos 19 da primeira etapa. O Grêmio voltou mais ligado para o segundo tempo e descontou com André logo aos 3 minutos. O jogo seguiu equilibrado até que Marçal ampliou para o Botafogo aos 37 minutos do segundo tempo. O Grêmio ainda reagiu no fim com Carlos Vinicius, mas não conseguiu buscar o empate.
Apesar da derrota, o Tricolor gaúcho teve boa postura, criando oportunidades e pressionando nos minutos finais, mas saiu do Rio sem pontos em um confronto decisivo da reta final do Brasileirão.
Ficha técnica – Botafogo 3 x 2 Grêmio
Data: 22/11/2025
Horário: 19h30
Local: Estádio Nilton Santos – Rio de Janeiro (RJ)
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Celso Luiz da Silva
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos:
-
Grêmio: Noriega, Dodi, Marlon, Gustavo Martins
-
Botafogo: Vitinho, Savarino
Gols:
-
Botafogo: Cuiabano (14’/1ºT), Artur (19’/1ºT), Marçal (37’/2ºT)
-
Grêmio: André (3’/2ºT), Carlos Vinicius (44’/2ºT)
Botafogo
Léo Linck; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo, Cuiabano; Danilo (Newton), Marlon Freitas; Savarino (Montoro), Joaquín Correa (Barrera), Kadir (Arthur Cabral); Artur (Marçal).
Técnico: Davide Ancelotti.
Grêmio
Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega, Marlon; Dodi, Cuéllar; Edenílson (Aravena), Lucas Esteves (Cristaldo); André, Alysson (Pavón).
Técnico: Mano Menezes.
