
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), inicia nesta segunda-feira (17) a aplicação da pesquisa anual do Programa QualiÔnibus. O objetivo é ouvir os usuários do transporte coletivo e orientar novas ações de qualificação do serviço. Neste ano, o levantamento será conduzido pela empresa B-DATA, em colaboração com o WRI Brasil.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a participação dos passageiros é fundamental. “O estudo é essencial para aprimorar o transporte coletivo com base na experiência de quem utiliza o sistema diariamente. Pedimos que os passageiros recebam os pesquisadores e participem”, afirmou.
A pesquisa abrangerá todo o sistema, com entrevistas a bordo das linhas, em paradas, estações e terminais. As coletas ocorrerão entre 5h e 20h, por cerca de 15 a 20 dias. Serão avaliados itens como conforto, disponibilidade, tarifas, segurança, condições de pontos e terminais, além do perfil e nível de satisfação dos usuários.
Em 2024, o Índice de Satisfação Geral atingiu 5,9, o mesmo resultado de 2023 e acima da meta prevista para o ano, que era de 5,7.
Os pesquisadores estarão identificados com crachá e colete azul-marinho com a palavra “Pesquisador” nas costas e o logotipo da B-DATA na parte frontal.
O QualiÔnibus, desenvolvido pelo WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation, utiliza cinco ferramentas principais: Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Qualidade, Grupo de Benchmarking, Dia Um de Operação e Segurança em Primeiro Lugar. O programa tem como foco qualificar o transporte coletivo, atrair novos usuários e tornar a mobilidade urbana mais sustentável.
