Metanol: Porto Alegre registra segundo caso suspeito de intoxicação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, dois casos seguem em investigação por suspeita de intoxicação por metanol, ainda sem confirmação de intoxicação até o momento. Serão realizadas análises das amostras e demais procedimentos, incluindo a verificação dos locais de procedência das bebidas consumidas.

O primeiro caso, de um homem de 38 anos, recebeu alta no sábado, do Hospital de Pronto Socorro. As queixas principais foram dor abdominal tipo cólica, náuseas e tontura após ingestão de bebida alcoólica. A Vigilância Sanitária já fiscalizou o estabelecimento indicado, um mercado de Porto Alegre, e não encontrou lote suspeito nem irregularidades nos produtos disponíveis.

O segundo caso é de um homem de 23 anos, que apresentou sintomas como dor de cabeça, náuseas, mal-estar e dor abdominal após ingestão de vinho em grande quantidade. Procurou atendimento nesta segunda e foi avaliado na emergência Dom Vicente Scherer, da Santa Casa. Os exames laboratoriais não apresentaram alterações significativas.

Amostras foram coletadas conforme protocolo do Ministério da Saúde, e a equipe da Vigilância realizará busca ativa nesta semana.