Grêmio vence Gre-Nal, ultrapassa Inter na tabela e aumenta pressão sobre Roger Machado

Em jogo de lances polêmicos, expulsões e pênalti perdido, Tricolor supera o rival por 3 a 2 e quebra jejum de quase dois anos sem vencer clássico

O 448º Gre-Nal entrou para a história como um dos mais movimentados dos últimos anos. Em uma partida repleta de emoção, polêmicas, expulsões e pênaltis, o Grêmio venceu o Internacional por 3 a 2 no Beira-Rio, de virada, e colocou fim a um jejum de quase dois anos sem vencer o rival.

Com o resultado, o Tricolor ultrapassa o Colorado na tabela do Brasileirão, ganha novo fôlego na competição e aumenta a pressão sobre o técnico Roger Machado, que perde o principal trunfo que sustentava seu trabalho: a invencibilidade em Gre-Nais.

Primeiro tempo eletrizante

O Inter abriu o placar logo aos 20 minutos. Após revisão do VAR, Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti de Noriega em Bernabei, e Alan Patrick converteu: 1 a 0. O Grêmio respondeu rápido. O estreante Willian fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Carlos Vinícius empatar de cabeça, aos 29.

O Colorado voltou a ficar na frente nos acréscimos da primeira etapa. Noriega colocou a mão na bola dentro da área, e Alan Patrick, novamente de pênalti, fez 2 a 1. Mas o Grêmio não se abalou. Aos 52, Willian cobrou escanteio e André Henrique, recém-entrado, deixou tudo igual: 2 a 2.

Virada e resistência

No segundo tempo, Mano Menezes mexeu bem e colocou Alysson em campo. O atacante aproveitou falha da defesa colorada, cortou Vitão e marcou um belo gol para virar o jogo: 3 a 2 Grêmio, aos 16 minutos.

A partir daí, o Inter foi todo para o ataque. Arthur, do Grêmio, foi expulso após revisão no VAR, deixando o time tricolor com um a menos. Pouco depois, Bernabei recebeu o segundo cartão amarelo e também deixou o campo mais cedo.

O Colorado pressionou até o fim, com grandes chances de Carbonero e Ricardo Mathias, mas parou nas defesas milagrosas de Tiago Volpi. Nos acréscimos, mais uma oportunidade: terceiro pênalti para o Inter. Alan Patrick, no entanto, acertou a trave e perdeu a chance do empate.

Renovação da esperança tricolor

Com a vitória, o Grêmio quebra um jejum de oito clássicos sem vencer, ultrapassa o Inter na tabela e renasce no Brasileirão. Já no Beira-Rio, a derrota em casa amplia a pressão sobre Roger Machado, que agora balança no comando colorado.


Ficha técnica

Brasileirão — 24ª rodada — 21/09/2025
Internacional 2 x 3 Grêmio
Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Gols: Alan Patrick (I), aos 20min e 50min do 1ºT; Carlos Vinícius (G), aos 29min do 1ºT; André Henrique (G), aos 52min do 1ºT; Alysson (G), aos 16min do 2ºT.

Cartões amarelos: Bernabei, Aguirre, Juninho e Ricardo Mathias (I); Mano Menezes e Marlon (G).
Cartões vermelhos: Bernabei (I) e Arthur (G).

Público: 28.176 (25.519 pagantes)
Renda: R$ 881.513,50

Inter: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Richard (Luis Otávio, 17’/2ºT), Alan Rodríguez (Bruno Henrique, 43’/1ºT, e depois Ricardo Mathias, 29’/2ºT), Bruno Tabata (Óscar Romero, 17’/2ºT)), Alan Patrick e Carbonero; Borré. Técnico: Roger Machado.

Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar (Dodi, 23’/2ºT), Arthur, Pavón (Cristian Olivera, 16’/2ºT), Edenilson (Cristaldo, 23’/2ºT) e Willian (Alysson, 16’/2ºT); Carlos Vinícius (André Henrique, 43’/1ºT). Técnico: Mano Menezes.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Neuza Back (SP) e Nailton Oliveira (CE). VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope