STF deve julgar novo núcleo da tentativa de golpe até o fim do ano

Após condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados, o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para analisar outros núcleos da tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2023. A expectativa da Corte é concluir ainda neste ano os julgamentos pendentes ligados à trama golpista.

Entre eles está o chamado “núcleo 4”, conhecido como grupo da desinformação, que responde por disseminação de notícias falsas para enfraquecer a confiança nas instituições. O processo já está na fase de alegações finais.

No início de setembro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao STF um parecer pedindo a condenação de sete acusados por espalhar informações falsas sobre o sistema eleitoral e as instituições democráticas.

Com a entrega dos argumentos das defesas, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, poderá liberar a ação para julgamento na Primeira Turma do Supremo.

As condenações anteriores fixaram penas de prisão e inelegibilidade, reforçando a posição do STF de responsabilizar criminalmente os envolvidos na tentativa de golpe.

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope