Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre

Lindomar Cruz/Agência Brasil

Um dos maiores escritores do Brasil, Luis Fernando Verissimo faleceu neste sábado (30), aos 88 anos, em Porto Alegre, vítima de complicações de uma pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto na UTI do Hospital Moinhos de Vento.

Filho do também escritor Erico Verissimo, autor de O Tempo e o Vento, Luis Fernando construiu uma carreira marcada pelo humor, pela crônica do cotidiano e pela leveza de estilo que encantou gerações de leitores. Ao todo, publicou mais de 70 livros, com 5,6 milhões de exemplares vendidos, além de manter colunas em jornais como Zero Hora, O Estado de S. Paulo e O Globo.

Verissimo iniciou sua trajetória no jornalismo em 1966, como revisor no Zero Hora, e estreou na literatura em 1973 com O Popular. Sua obra também se espalhou pela televisão, pelo cinema e pelo teatro.

Discreto, cultivava hábitos simples em sua casa no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, onde cresceu. Apaixonado por jazz, saxofonista amador e torcedor fervoroso do Internacional, Verissimo escreveu sobre futebol com a mesma sensibilidade com que retratava a vida urbana.

O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope