
A indústria brasileira cresceu 0,6% em 2025 na comparação com o ano anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada pelo IBGE. Sete estados superaram a média nacional, com destaque para o Espírito Santo, que avançou 11,6%, e o Rio de Janeiro, com alta de 5,1%.
Também registraram crescimento acima da média Santa Catarina (3,2%), Rio Grande do Sul (2,4%), Goiás (2,4%), Minas Gerais (1,3%) e Pará (0,8%). O desempenho positivo foi puxado principalmente pelos setores extrativos, com aumento na produção de petróleo, gás natural e minério de ferro, além da indústria de alimentos e equipamentos em alguns estados.
Por outro lado, três estados cresceram abaixo da média nacional — Bahia, Paraná e Amazonas — enquanto oito localidades tiveram queda na produção industrial. São Paulo, que concentra cerca de um terço da indústria brasileira, recuou 2,2% e teve forte impacto negativo no resultado geral.
Segundo o IBGE, a retração paulista foi influenciada principalmente pela queda na produção de derivados de petróleo e medicamentos. Já estados com recuos mais acentuados tiveram impacto de baixa produção em setores ligados a biocombustíveis e combustíveis fósseis.
