
A bolsa brasileira viveu mais um dia de forte valorização nesta sexta-feira (23), fechando aos 178.858 pontos, com alta de 1,86%, e acumulando o melhor desempenho semanal desde abril de 2020. O índice Ibovespa chegou a ultrapassar a marca de 180 mil pontos ao longo do pregão, impulsionado pelo otimismo dos investidores e pela entrada expressiva de capital estrangeiro.
Com quatro recordes consecutivos, o mercado acionário avançou 8,53% na semana, refletindo o cenário internacional favorável aos países emergentes e a busca por ativos com maior rentabilidade. Parte dos ganhos, no entanto, foi moderada no fim do dia, diante da realização de lucros por investidores.
No câmbio, o dólar comercial teve variação discreta e encerrou cotado a R$ 5,287, mantendo-se abaixo de R$ 5,30. Apesar da estabilidade diária, a moeda acumulou queda de 1,61% na semana e de 3,68% no ano, atingindo o menor nível desde novembro.
A valorização dos ativos brasileiros tem sido favorecida pela migração de recursos de mercados desenvolvidos para emergentes e pelos juros elevados no país, atualmente em 15% ao ano. A expectativa agora se volta para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que avaliará os rumos da taxa Selic.
