Filme brasileiro “O Agente Secreto” vence prêmio de melhor produção estrangeira nos EUA

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O cinema brasileiro ganhou destaque internacional na noite deste domingo (4) com a vitória de O Agente Secreto no Critics Choice Awards 2026. A produção venceu na categoria de melhor filme em língua estrangeira, superando títulos de diversos países e consolidando sua boa recepção junto à crítica especializada.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa vem acumulando elogios desde sua estreia em festivais internacionais, onde foi exibido ao longo dos últimos meses. A premiação é considerada uma das principais referências da temporada, funcionando como um indicativo para o Oscar.

Além do reconhecimento como melhor filme estrangeiro, Wagner Moura disputou o prêmio de melhor ator, mas acabou superado por Timothée Chalamet, vencedor pela atuação em Marty Supreme. Também concorriam na categoria Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan.

Com a conquista, O Agente Secreto amplia suas chances na corrida por outras premiações importantes. O filme está cotado para integrar categorias técnicas no Oscar e tem presença confirmada no Globo de Ouro 2026, marcado para o próximo domingo (11), onde concorre como melhor filme em língua não inglesa e melhor filme de drama. Wagner Moura também disputa o prêmio de melhor ator.

A temporada de premiações segue aquecida para o cinema brasileiro, que no ano passado já havia sido representado por Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui.