SUS promove mutirão nacional com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde promove neste fim de semana um mutirão nacional para acelerar o acesso da população a cirurgias, consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, estão previstos 61,6 mil procedimentos, incluindo 11,5 mil cirurgias eletivas, em uma mobilização que envolve 188 hospitais distribuídos por todos os estados e o Distrito Federal.

A iniciativa reúne Santas Casas, hospitais filantrópicos, unidades universitárias da Rede Ebserh, institutos federais e hospitais privados conveniados ao SUS. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ação representa o maior esforço concentrado já realizado pelo sistema público para enfrentar a fila reprimida da atenção especializada.

Entre as áreas contempladas estão gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias plásticas reparadoras, além de consultas especializadas e exames como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e endoscopias. Todos os atendimentos serão realizados para pacientes previamente agendados pela rede pública.

As Santas Casas terão papel de destaque na mobilização, com a participação de 134 unidades filantrópicas em 19 estados, responsáveis por mais de 9 mil cirurgias. Entre os procedimentos previstos estão bariátrica por videolaparoscopia, hernioplastias, cirurgias abdominais, colecistostomias e vasectomias.

Também participam do mutirão hospitais federais do Rio de Janeiro, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e unidades como os hospitais da Lagoa, Andaraí, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes e dos Servidores.

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar e qualificar o acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS. Além dos mutirões, o programa prevê a ampliação de horários de atendimento, uso de carretas de saúde, formação e provimento de especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento gratuito por meio de compensação de dívidas com a União.

Nos hospitais universitários da Rede Ebserh, ocorre a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação, com a previsão de 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames. As duas edições anteriores, realizadas em julho e setembro, somaram mais de 46,7 mil procedimentos em todo o país.