Tempestades com risco de granizo e ventos acima de 90 km/h atingem o RS nesta sexta

O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma nova onda de instabilidade nesta sexta-feira (28), com previsão de tempestades fortes, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 90 km/h. A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), que reforça o risco de tempo severo em boa parte do estado.

Segundo o órgão, o avanço de uma frente fria pelo oceano criará condições para tempestades já na madrugada no Sul, com chuva intensa, raios e granizo. A partir do fim da manhã, os fenômenos ganham força na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra, Nordeste e Litoral Norte, onde há possibilidade de granizo de grande porte e formação de microexplosões — rajadas súbitas de vento com alto potencial destrutivo.

No Centro, Norte, Litoral Médio e parte da Campanha, também são esperados períodos de chuva moderada a forte, com risco de descargas elétricas e granizo. Os acumulados variam de 10 a 40 mm, podendo atingir 50 mm em pontos mais elevados da Serra e da Costa Doce.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe boletins oficiais e evite áreas abertas durante tempestades. A tendência é que o tempo comece a estabilizar no sábado (29), com chance de temporais apenas no Oeste e parte da Campanha.