O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta quinta-feira (20), a indicação de Jorge Messias para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal. Atualmente à frente da Advocacia-Geral da União (AGU), Messias foi escolhido após confirmação do Palácio do Planalto e será submetido ao processo de sabatina no Senado antes de assumir o cargo.
A indicação ocorre após a aposentadoria antecipada de Barroso, que deixou a Corte no mês passado. Com 45 anos, Messias poderá permanecer no STF por até três décadas, até atingir a idade de aposentadoria compulsória, aos 75 anos. Sua nomeação depende da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, do plenário do Senado, que ainda não definiram a data da sabatina.
Recifense, Jorge Messias é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Formado em Direito pela UFPE, possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília. Ele já atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência durante o governo Dilma Rousseff, posição que envolve assessoramento direto ao presidente da República.
