
A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta segunda-feira (17) a revitalização da Praça Dom Feliciano, um dos espaços públicos mais tradicionais do Centro Histórico. A ação envolve as secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Serviços Urbanos (SMSUrb) e Cultura (SMC).
Na primeira etapa, equipes da SMSUrb fazem o isolamento do local e começam o manejo da vegetação. Um levantamento prévio identificou 48 exemplares vegetais, a maioria de espécies exóticas, com condições fitossanitárias entre boas e regulares. Serão manejados arbustos, plantas de pequeno porte e algumas árvores que não se adequam ao novo projeto arquitetônico. As linhas de ônibus que circulam no entorno não serão afetadas nessa fase.
Embora não tombada, a praça integra o inventário do patrimônio cultural da Capital, o que exige preservação de suas características originais. A revitalização contemplará a recuperação dos passeios em pedra portuguesa, muretas, meio-fio, bancos, playground e luminárias, além de um novo projeto de paisagismo.
A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026. O investimento é de R$ 700 mil, bancados pelo município.
