
A construção da nova ponte sobre o Arroio Guarda Mor, na ERS-348, entre Ivorá e o acesso a Faxinal do Soturno, chegou a 70% de conclusão. A obra, executada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e do Daer, soma R$ 11,8 milhões em investimentos e faz parte de um conjunto maior de intervenções que destinam R$ 229,45 milhões à recuperação de estruturas da rodovia na região Central.
Com pilares concluídos e início da instalação das vigas, a ponte surge no km 32, onde a estrutura anterior foi destruída pela enchente histórica do ano passado. O novo projeto prevê 120 metros de extensão, 12 metros de largura, mão dupla e uma elevação de 3,42 metros em relação à antiga travessia. A estimativa é de que a obra seja concluída no início de 2026.
A ERS-348 foi uma das rodovias mais atingidas pelos eventos climáticos, e sua reconstrução ganhou complexidade após um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas solicitar melhorias adicionais. Atendendo ao pedido da comunidade, o Daer incluiu a construção de dois viadutos, integrando a reestruturação em quatro lotes — dois trechos de estrada e duas pontes. Segundo o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o avanço das obras representa uma resposta ao impacto sofrido pela região e reforça a importância da estrada para o desenvolvimento econômico local.
Outro ponto crítico da rodovia é o km 35, onde fica a ponte sobre o Rio Soturno. As chuvas intensas de setembro e outubro levaram duas vezes o acampamento e o material da obra, exigindo ajustes no planejamento. Conforme o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, as equipes precisaram priorizar a sondagem no Arroio Guarda Mor antes de retomar o trabalho no Rio Soturno. A nova ponte terá 160 metros, 12 metros de largura e ficará 2,38 metros mais alta, com investimento de R$ 14,7 milhões.
Além das pontes, trechos da ERS-348 também estão em reestruturação. No segmento entre São João do Polêsine e Dona Francisca, dez quilômetros estão sendo reconstruídos com aporte de R$ 33,2 milhões. Já entre Agudo e Dona Francisca, a recuperação dos 13 quilômetros devastados pela enchente de 2024 deve iniciar em dezembro, totalizando R$ 169,76 milhões e incluindo dois viadutos de quase 500 metros cada.
As obras integram os mais de R$ 3 bilhões já aplicados em infraestrutura viária pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). O programa, liderado pelo governador Eduardo Leite, tem como objetivo reconstruir áreas afetadas, fortalecer a infraestrutura e preparar o Estado para eventos climáticos futuros.
