A luta da dupla Gre-Nal virou por sobrevivência

Em campo, o peso da camisa já não garante tranquilidade. FOTO: Ricardo Duarte

O desempenho da dupla Gre-Nal está bem aquém do que se esperava no início da competição. Isso não é novidade para ninguém, basta olhar os resultados e, principalmente, a tabela de classificação. Ainda assim, há um ponto positivo a ser considerado: a dupla não precisa apresentar um alto rendimento, apenas um desempenho melhor do que Vitória, Santos e Atlético-MG.

É óbvio que queremos ver os times daqui duelando na parte de cima da tabela, mas a realidade parece distante. Todo gremista e colorado se pergunta se o time vai cair ou se é preciso abrir o olho. Acredito que o Santos seja o mais desesperado neste momento. A equipe tem uma tabela extremamente difícil, e não consigo enxergar uma sequência de quatro vitórias, ou o time da Vila somando 12 pontos, nessa reta final, analisando jogo a jogo.

O Campeonato Brasileiro, para os gaúchos, se resumiu a pontuar mais do que esses três adversários. É melancólico observar sob esse ponto de vista, mas me parece o caminho mais real para o fim do Brasileirão, tendo em vista o futebol apresentado pelo Inter e a derrota do Grêmio para o Bahia. É triste dizer, mas a luta da dupla hoje é pela sobrevivência  e não por sonho.