O homem intoxicado por metanol tem 42 anos e é de Porto Alegre. Ele consumiu caipirinhas de vodca na cidade de São Paulo, no dia 26 de setembro. Ele apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo. Visão turva e alteração na percepção de cores também foram sintomas apresentados pelo homem. Ele foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30 de setembro, onde recebeu tratamento e foi liberado.
O Rio Grande do Sul investiga 3 casos por intoxicação, 1 na cidade de Novo Hamburgo, 1 em Porto Alegre e 1 em Passo Fundo. Outros 3 casos foram descartados, 1 em Porto Alegre, 1 em Nova Santa Rita e 1 em Santa Maria.
O metanol é um solvente industrial altamente tóxico. Pode causar intoxicação grave, mesmo se ingerido em pequenas quantidades.
Principais sintomas:
– sintomas de embriaguez com desconforto gástrico ou gastrite
– visão borrada, com manchas escuras, fotofobia ou perda de visão
– dor abdominal, náusea e vômito
– tontura, dor de cabeça, confusão
Como se proteger:
– opte por locais de venda confiáveis e exija a nota fiscal do produto
– desconfie de preços muito abaixo do normal
– opte por produtos lacrados. no rótulo, a impressão de embalagens deverá estar nítida, sem erros de ortografia ou sinais de reutilização
– evite produtos de procedência duvidosa
– prefira o consumo de bebidas sem álcool
– lembre-se: no consumo de bebidas alcoólicas, não há níveis seguros para a saúde
Em caso de sintomas, procure atendimento de saúde imediatamente. Ligue 0800 722 6001 (disque-intoxicação – 24h, gratuito). Para denunciar alteração de bebidas em porto alegre, ligue para o número 156 (ou pelo aplicativo 156+poa).