Ministério da Saúde anuncia compra de antídoto contra intoxicação por metanol

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na manhã de hoje a compra de duas mil e quinhentas unidades de fomepizol, antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. O medicamento foi adquirido de uma farmacêutica japonesa.

A medida emergencial ocorre em meio à crise de consumo de bebidas adulteradas, que já resultou em 127 casos de intoxicação suspeitos e confirmados no Brasil, incluindo 12 óbitos, um deles confirmado em São Paulo.

Segundo Padilha, também serão adquiridas unidades de etanol farmacêutico, outro recurso utilizado no tratamento. O país já conta com 4 mil e trezentas unidades e receberá mais 12 mil ampolas, produzidas pela indústria farmacêutica nacional, na próxima semana.

No Rio Grande do Sul, não há registros de casos suspeitos ou confirmados. Ontem, o governador Eduardo Leite determinou a criação de um comitê para monitorar eventuais ocorrências de bebidas contaminadas.

Na próxima segunda-feira à tarde, a Secretaria Estadual da Saúde, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e demais órgãos envolvidos se reunirão para definir medidas, incluindo a divulgação de uma nota técnica com orientações à população e comerciantes. Também serão organizadas ações de fiscalização integrada com órgãos de segurança.

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope