
Foi apresentado, nesta sexta-feira, o ônibus articulado elétrico para a frota de Porto Alegre. Além do lançamento, também foi anunciada a aquisição de novos 100 ônibus elétricos para a frota da capital. O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal, para autorização da compra.
“É mais um esforço da prefeitura para qualificar o transporte coletivo e investir na transição energética na Capital. Já implementamos 12 ônibus elétricos e buscamos aumentar a frota encaminhando nos próximos dias um projeto de lei para viabilizar a aquisição de novos veículos sustentáveis. Contamos com o apoio dos vereadores para garantirmos mais conforto, segurança e sustentabilidade aos porto-alegrenses”, afirma o prefeito Sebastião Melo.

Com custos operacionais e de manutenção mais baixos a longo prazo, os ônibus elétricos apresentam ciclo de vida mais sustentável que os movidos a diesel. A eficiência energética é maior, sem emissão de gases poluentes derivados de combustíveis fósseis, o que contribui para o meio ambiente e para a saúde da população.
Outra inovação é o sistema de freio regenerativo, que recupera parte da energia gerada durante as frenagens e a converte em eletricidade, armazenada nas baterias do veículo.
