Em busca de entender como estão, de modo geral, as pessoas afetadas pela enchente, foi lançada esta semana a Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024, uma parceria do Governo do Estado e o IBGE. O lançamento aconteceu no mesmo dia de início da coleta, que será realizada até o dia 19 de dezembro, exclusivamente pelo telefone (21) 2142-0123.
A Pesquisa tem caráter experimental e objetiva entender como as pessoas foram afetadas no momento das enchentes e, no segundo momento, um ano depois, como está a vida delas. Os resultados da pesquisa realizada de forma inédita, poderão servir de base para prevenção de novas tragédias climáticas, tanto no território gaúcho quanto em todo o Brasil. A divulgação dos resultados está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Moradores de mais de 30 mil domicílios, em 133 munícipios do Rio Grande do Sul, serão contatados pelos agentes de coleta do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (CETAC) do IBGE. Essa é a primeira pesquisa domiciliar do Instituto realizada 100% por telefone.

