Setembro verde: criança de 8 anos recebe milésimo transplante renal da Santa Casa

Foi realizado o procedimento de número mil de transplante renal pediátrico na Santa Casa de Porto Alegre. A cirurgia aconteceu após a autorização de uma família para a doação. A criança de 8 anos, diagnosticada com cistinose, uma doença genética rara em que uma substância chamada cistina se acumula no corpo, prejudicando o funcionamento de órgãos como os rins e podendo levar à insuficiência renal ainda na infância.

O paciente aguardava por um transplante desde maio deste ano e, após cinco meses em lista de espera, recebeu a chance de recomeçar a vida por meio do gesto generoso de uma família que disse “sim” à doação de órgãos.

Imagem: Carol Fornasier/Santa Casa de Porto Alegre

“A Vida Cabe no Seu Sim”

Em um movimento permanente de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, a Santa Casa de Porto Alegre lançou no início de setembro a campanha “A vida cabe no seu sim”. A ação propõe uma reflexão a partir de duas dimensões: o sim, associado ao ato de conversar com a família e manifestar a vontade de ser doador; e a vida, que representa a esperança de uma nova oportunidade para quem aguarda por um transplante.