Rio Grande do Sul atinge menor nível da série histórica na taxa de desocupação

FOTOS©TATIANA FORTES/ GOV DO CEARA

O segundo trimestre de 2025 foi de boas notícias em relação à oportunidades de trabalho no Rio Grande do Sul. Foi divulgado o Boletim de Trabalho do Rio Grande do Sul que aponta que a taxa de participação na força de trabalho ficou em 65,5%, com estabilidade em relação ao mesmo período de 2024. O nível de ocupação também se manteve estável, em 62,7%, o que fez o Estado avançar do nono para o sétimo maior patamar no país.

A taxa de informalidade permaneceu em 31,1%, uma das quatro menores do país. Em relação à desocupação, os números também são positivos. Caiu para 4,3% atingiu o menor nível da série histórica, colocando o Rio Grande do Sul na oitava menor taxa entre os Estados.

A taxa de desocupação caiu para 4,3%, atingindo o menor nível da série histórica e colocando o RS na oitava menor taxa entre os Estados. O contingente de desocupados recuou 25,4% em relação a 2024, com menos 91 mil pessoas. A incidência da desocupação de longo prazo também diminuiu, de 25,4% para 19,3%, alcançando o menor patamar já registrado na série. A taxa combinada de desocupação e subocupação por insuficiência de horas caiu de 9,4% para 7,3%.