Porto Alegre terá novos radares para coibir avanço de sinal vermelho em 15 cruzamentos

Gustavo Roth/EPTC/PMPA

Porto Alegre deve ganhar novos radares de fiscalização eletrônica em até cinco meses, com o objetivo de coibir o avanço de sinal vermelho e reduzir os acidentes em cruzamentos da Capital.

Segundo o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, as infrações registradas durante a madrugada não serão convertidas em multa. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele explicou que, assim como já ocorre atualmente, as notificações captadas pelos equipamentos não gerarão penalidades entre 23h e 5h.

Edital publicado no Diário Oficial

A medida foi oficializada após a publicação, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta segunda-feira (8), do edital de pregão eletrônico para contratação da empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos.

A abertura das propostas e o início da disputa ocorrerão em 30 de setembro, às 10h, por meio do site www.portaldecompraspublicas.com.br. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

O edital prevê a instalação de medidores de velocidade do tipo fixo eletrônico controlador misto, com tecnologia de sensores não intrusivos ao pavimento, em 15 cruzamentos de Porto Alegre. Também estão contemplados a manutenção, a extração e a transmissão remota dos dados.

Segurança viária e impacto esperado

De acordo com Bisch Neto, a implantação dos equipamentos tem como objetivo principal aumentar a segurança no trânsito e reduzir mortes:

“Precisamos ampliar a segurança viária e sabemos que é possível reduzir o número de mortes por meio do monitoramento eficaz das leis de trânsito. Com esses equipamentos, vamos obter dados de mobilidade para subsidiar decisões técnicas sobre a gestão da cidade e estimular a conscientização e o respeito às regras de trânsito, promovendo uma mudança cultural em prol da segurança de todos usuários das vias públicas de Porto Alegre”, afirmou o diretor-presidente da EPTC.

Além de identificar e penalizar condutas como o avanço de sinal vermelho, os equipamentos devem contribuir para a fluidez no tráfego, automatizar processos de fiscalização e subsidiar a elaboração de políticas públicas e ações educativas.

Nos primeiros seis meses de 2025, a Comissão de Análise de Sinistros com Morte do Programa Vida no Trânsito avaliou 30 sinistros fatais, que representaram 68% do total registrado no período. Entre os principais fatores de risco identificados estão:

  • avanço de sinal vermelho ou parada obrigatória;

  • excesso de velocidade;

  • direção sem CNH;

  • alcoolemia;

  • conversões ou circulação em locais proibidos.

Locais que receberão os detectores

A escolha dos pontos levou em conta o ranking de locais elegíveis à fiscalização eletrônica de 2024, baseado em dados de sinistralidade de 2022 a 2024.

Confira os cruzamentos que receberão os detectores:

  • Protásio Alves x Vicente da Fontoura

  • Bento Gonçalves x Princesa Isabel

  • Baltazar de Oliveira Garcia x Dante Angelo Pilla

  • Ipiranga x Silva Só

  • Aparício Borges x Oscar Pereira

  • Sertório x Souza Reis x Edu Chaves

  • Bento Gonçalves x Antônio de Carvalho

  • Cavalhada x Campos Velho

  • Bento Gonçalves x João de Oliveira Remião

  • Protásio Alves x Ramiro Barcelos

  • Sertório x Ceará

  • Ipiranga x Salvador França

  • Farrapos x Santo Antônio

  • Carlos Gomes x Plínio Brasil Milano

  • Ipiranga x Azenha

Fontes:

  • Rádio Gaúcha – entrevista com o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto

  • Prefeitura de Porto Alegre / Diário Oficial (Dopa) – publicação do edital de pregão eletrônico

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope