PRF resgata aves silvestres em extinção no Vale do Taquari

Pássaros eram levados em caixas de leite, em condições cruéis.

A Polícia Rodoviária Federal resgatou, na manhã desta quarta-feira (3), dez aves silvestres da espécie bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus), classificadas como ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul. A abordagem ocorreu na BR-386, em Fazenda Vila Nova.

Durante policiamento da rodovia, a equipe PRF abordou um Cruze, emplacado em Lajeado. Ao fiscalizar o automóvel, os agentes localizaram no assoalho diversas caixas de leite perfuradas. Dentro delas, os policiais encontraram 10 aves bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus). Elas estavam sendo transportadas de forma degradante, em espaço e ventilação inadequados, sujas de fezes, sem água e alimento. O condutor afirmou que transportava os animais desde Palhoça/SC, com destino a Arroio do Meio/RS, um percurso superior a 500 quilômetros.

O homem, de 32 anos e natural de Venâncio Aires, foi preso. Ele não possuía antecedentes criminais e vai responder por tráfico de animais silvestres e maus-tratos. As aves foram encaminhadas ao REPRAAS (Rede de Proteção Ambiental e Animal) de Teutônia, onde receberão os cuidados necessários.

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope