
No final do mês de agosto, o prefeito Volmir Rodrigues recebeu representantes da Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha, Casa Civil, vereadores e lideranças comunitárias dos bairros atingidos pelas enchentes para discutir a elaboração de um plano de diques nas áreas vulneráveis do município.
Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Planejamento informou que a proposta técnica inicialmente apresentada pelo Estado foi considerada inadequada. Diante disso, a administração municipal elaborou uma nova proposta, que já foi encaminhada para análise do governo estadual.
— “Precisamos de um plano que atenda efetivamente às necessidades específicas de Sapucaia do Sul. A proposta original se limita a cercar um dos bairros afetados; a nossa proposta abrange todos os bairros próximos ao rio e considera o histórico de enchentes na região”, destacou o prefeito Volmir Rodrigues.

Como próximo passo, será realizada uma reunião conjunta com os prefeitos de Canoas, Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo, a fim de alinhar ações da região metropolitana para ampliar a proteção contra enchentes.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Volmir Rodrigues, o secretário de Planejamento Rafael Stroher, o chefe de gabinete Gabriel Rodrigues, a engenheira Maria Eugênia, o subsecretário de Projetos Estruturantes da Secretaria da Reconstrução Gaúcha Guilherme Bartels, a chefe de gabinete da pasta Camila Lorenzi, a assessora técnica Marília Bruxel, além dos vereadores Ventania, Nelson Brambila, Cleber Rachel, Caco, Veridiana Rodrigues, Djoidy Felipin e Machado da Vitória. Também participaram representantes das comunidades dos bairros Fortuna, Carioca e São Jorge.