Grêmio ganha confiança no empate com o líder

De vilão a herói: Volpi calou as críticas com defesas decisivas e ainda deixou sua marca no empate no Maracanã.. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O empate do Grêmio diante do Flamengo, em pleno Maracanã, foi além de qualquer expectativa para o confronto. O time de Mano Menezes conseguiu neutralizar as principais jogadas do adversário e mostrou sua capacidade de competir em alto nível. Com garra, determinação e obediência tática, o Grêmio saiu do Rio de Janeiro não apenas com um ponto na tabela, mas com a autoestima elevada e a sensação de que pode brigar contra qualquer rival.

É óbvio que o Grêmio jogou por uma bola e que o espetáculo não foi dos mais bonitos, mas, do ponto de vista tático, a equipe cumpriu à risca o que pediu seu treinador. Encarar o Flamengo de igual para igual seria uma loucura; da maneira que atuou, o tricolor foi coerente e ganhou forças. Além de segurar o líder do campeonato fora de casa, o time apresentou evolução individual: Cuéllar brilhou mais uma vez organizando o meio-campo, Noriega fez uma estreia de gala mostrando que entende o peso da camisa, e até o contestado Volpi foi decisivo, com defesas milagrosas e o gol que garantiu o empate.

O time ainda tem muito a aprimorar em diferentes quesitos, mas vem de um período turbulento e resultados como este devolvem a confiança para a sequência do torneio. Vale lembrar que o elenco ainda terá o acréscimo de Arthur, capaz de dar outra dinâmica ao meio-campo. Com mais dez dias para organizar a casa, Mano Menezes terá a oportunidade de ajustar detalhes e tentar fazer o Grêmio finalmente embalar na competição.