
Após um domingo (17) de sol e temperaturas amenas, a chuva volta a se espalhar pelo Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira (18), e a instabilidade deve se manter até quarta-feira (20). Diferentes regiões do Estado poderão registrar chuva pouco volumosa, pancadas isoladas e rajadas de vento, com previsão de retorno do tempo firme na quinta-feira (21).
Previsão detalhada
Na segunda-feira, a instabilidade será provocada pelo avanço de uma frente quente, que iniciará a chuva pelo oeste do RS e, ao longo do dia, se espalhará para a Campanha, Centro e Sul. No Norte, Serra e parte da Região Metropolitana, a chuva será menos intensa, com pancadas ocasionais de baixo volume. As temperaturas continuarão amenas.
Segundo o meteorologista Murilo Lopes (UFSM), a chuva pode se intensificar na madrugada de terça-feira (19), principalmente na Campanha e Fronteira Oeste, com acumulados de até 30mm em alguns pontos.
Um ciclone extratropical, formado sobre a Argentina próximo à fronteira com o Uruguai, trará mais instabilidade na terça-feira, com pancadas em todas as regiões e trovoadas isoladas. Entre a noite de terça e quarta-feira, a chegada de uma frente fria mudará a direção dos ventos (de Norte para Oeste/Sul) e a chuva perderá intensidade gradualmente.
Para o Norte, Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte, o período mais intenso será entre terça e quarta-feira, com rajadas de vento que podem chegar a 40 km/h e chuva de intensidade moderada.
Quinta e sexta-feira: retorno do calor
Na quinta (21) e sexta-feira (22), o tempo volta a abrir em todo o Estado, com máximas se aproximando de 30°C em algumas cidades, sinalizando a aproximação da primavera.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para vento costeiro no litoral gaúcho e sul de Santa Catarina, com risco de avanço de dunas sobre construções. O alerta vale das 18h de terça até 21h de quarta-feira.
O acumulado de chuva no início da semana pode chegar a 150mm de forma rápida e pontual, aumentando o risco de alagamentos e tempestades com raios, além de rajadas de vento entre 45 e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h no litoral.