STF marca julgamento de Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe

Foto: Gustavo Moreno/STF

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 começará em 2 de setembro. A data foi definida pelo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin.

As sessões ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h. Nos dias 2, 9 e 12, os trabalhos também acontecerão no período da tarde, das 14h às 19h.

Serão julgados os réus do chamado núcleo crucial, que reúne os principais integrantes da suposta organização criminosa denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Além de Bolsonaro, estão incluídos os ex-ministros Anderson Torres, Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-diretor da Agência Brasileira de Informações Alexandre Ramagem e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Eles são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Nas alegações finais, os réus declararam inocência.

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope