
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, entre os dias 4 e 10 de agosto, a maior velocidade da semana durante a Operação Radar: um automóvel trafegando a 114 km/h na avenida Edvaldo Pereira Paiva, quase o dobro do limite permitido, que é de 60 km/h.
Na mesma via, outro veículo foi flagrado a 107 km/h. Também houve registro de duas motocicletas acima de 100 km/h na avenida Ipiranga — uma a 112 km/h e outra a 107 km/h — além de um carro a 102 km/h na avenida Assis Brasil.
No total, foram realizadas 58 operações com radares portáteis, fiscalizando 19.122 veículos em diferentes ruas e avenidas de Porto Alegre. Seis abordagens resultaram em autuações por excesso de velocidade acima de 100 km/h, consideradas infrações gravíssimas, sujeitas a multa de R$ 880,41 e à suspensão do direito de dirigir.
A escolha dos pontos de fiscalização com radares portáteis é feita com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações, a prefeitura disponibiliza no portal EPTC Transparente um mapa interativo com todos os locais que possuem medidores eletrônicos de velocidade, incluindo os do tipo portátil, fixo redutor (lombada eletrônica) e fixo controlador (pardal).
Esses locais também podem ser consultados no aplicativo Waze, onde aparecem com o ícone de polícia, a descrição “radar móvel” e a velocidade máxima permitida.
