
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin teve uma reunião inesperada nesta quinta-feira (7) com o principal diplomata da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar. O encontro, que não estava na agenda oficial, aconteceu um dia após a entrada em vigor de uma nova tarifa de 50% sobre alguns produtos brasileiros exportados para os EUA.
Apesar da importância do encontro, que aconteceu no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), nem a pasta nem a embaixada divulgaram os detalhes da conversa. A única informação confirmada é que o assunto foi as relações bilaterais entre os dois países.
Gabriel Escobar tem sido o principal contato do governo norte-americano no Brasil, já que o presidente Donald Trump ainda não nomeou um novo embaixador.
A nova tarifa de 50% afeta quase 36% das vendas de produtos brasileiros para os Estados Unidos, incluindo importantes itens como carne e café. Enquanto isso, produtos como suco de laranja, petróleo e veículos continuam com a tarifa anterior de 10%. O governo brasileiro está finalizando um plano de contingência para apoiar os setores prejudicados.