A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu relatos de ocorrências em 13 municípios, sobre os estragos causados pela chuva. O temporal deixou diversos pontos sem luz e causou destelhamento em várias residências, além de deixar vítimas com escoriações.
Conforme a CEEE Equatorial, havia pelo menos 70 mil clientes sem energia elétrica nos municípios de Osório, Tramandaí, Viamão e Porto Alegre por volta das 8h30min dessa segunda-feira (17). Outros cem mil já tiveram o fornecimento restabelecido nas últimas horas, conforme a empresa.
Na região litorânea, em Osório, uma lona caiu sobre aproximadamente 200 pessoas, algumas vítimas sofreram ferimentos leves e uma delas foi encaminhada ao hospital, além disso, dez casas foram destelhadas.

Em Imbé, a fachada de um atacado foi arrancada pelo vento, e um outdoor caiu. Em outro ponto da cidade, devido a chuva forte, causou a queda do teto de uma loja, danificando carros que estavam dentro da loja.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram, nesta segunda(17), alertas quanto ao risco de chuvas intensas atingirem boa parte do território gaúcho entre hoje e amanhã (18), podendo causar transtornos em diferentes regiões do estado.
Segundo o Inmet, além do risco de chuvas fortes, entre 30 milímetros (mm) e 60 mm por hora, e de queda de granizo, os ventos podem atingir entre 60 quilômetros (km) e 100 km/h, com riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos.