Governador entrega Selo Município Amigo da Vacina para cidades que se destacaram em imunização

Premiação foi realizada no auditório do Ministério Público em Porto Alegre – Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira (5), da cerimônia de entrega do Selo Município Amigo da Vacina, em reconhecimento às cidades que atingiram metas de cobertura vacinal no Rio Grande do Sul. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do Estado (MPRS), valoriza estratégias de imunização que garantiram a aplicação de vacinas essenciais do calendário básico.

“Vacinas salvam vidas! O Rio Grande do Sul defende a ciência e a vacinação como instrumento de proteção coletiva. Essa premiação reconhece os municípios que fazem a diferença na ponta, ampliando a cobertura vacinal e protegendo a população”, afirmou Leite, durante a cerimônia no auditório do MPRS, em Porto Alegre.

Os selos foram entregues em três categorias, com base no desempenho em relação às vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV:

  • Ouro: municípios que atingiram as metas nas três vacinas (139 cidades).
  • Prata: metas alcançadas em duas vacinas (129 cidades).
  • Bronze: meta atingida em ao menos uma vacina (149 cidades).

Ao todo, 417 dos 497 municípios gaúchos receberam a certificação, o que representa 84% das cidades do estado. Representantes de 16 municípios, um por coordenadoria regional de saúde, participaram da solenidade e receberam os certificados simbolizando os demais agraciados.

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou a importância da iniciativa no combate à queda da cobertura vacinal. “Estamos garantindo o direito à saúde e à vida de crianças e adolescentes. Esse reconhecimento é uma forma de incentivar boas práticas e estimular o engajamento de todos os municípios”, declarou.

A premiação reforça o compromisso do Rio Grande do Sul com a saúde pública, destacando o papel dos municípios na implementação de políticas que ampliem a proteção contra doenças preveníveis.